Entre os dias 14 e 21 de outubro de 2023, Monique Medeiros, docente do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), da UFPA, realizou uma missão científica no âmbito de uma cooperação internacional, com o grupo de pesquisa Brazil Natural Resource Governance Initiative (BNRGI), da Universidade da Geórgia (UGA), em Athens, nos Estados Unidos.
Nessa oportunidade, a docente pôde participar de reuniões institucionais, com docentes, parceiros dessa Universidade, como Gregory Thaler (do Departmento de Relações Internacionais) e Don Nelson (do Departamento de Antropologia), e interagir com outros pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da UGA.
Mais especificamente, no dia 17 de outubro, esteve em uma roda de conversa com estudantes da pós-graduação de distintas áreas de conhecimento da Universidade. Apresentou seus projetos em articulação com comunidades quilombolas do Marajó e dialogou com os estudantes sobre a importância dos estudos decoloniais e de pesquisas interculturais.
No dia 18, animou um seminário interativo, envolvendo discentes e docentes da UGA, cujo tema foi “Amazonian quilombola territories in transformation: between development projects and resistance strategies” (Territórios quilombolas em transformação: entre projetos de desenvolvimento e estratégias de resistência). Na sequência do seminário, reuniu-se com Gregory Thaler e Matthew Auer, diretor da Escola de Políticas Públicas e Relações Internacionais (SPIA). Nessa reunião, Monique e Gregory compartilharam com o diretor os avanços e as projeções relativas à cooperação em desenvolvimento e em processo de formalização.
No dia 19, Monique teve um espaço de fala na disciplina de política ambiental, ministrada para a graduação de relações internacionais, por Gregory. O tema da aula foi gênero e ambiente.
A missão se mostrou frutífera para o estreitamento de laços interinstitucionais e para a reflexão sobre novas oportunidades de articulação científica, envolvendo estudantes e demais docentes/pesquisadores do Ineaf.
Durante essa semana, foi possível, inclusive, organizar uma proposta de mesa redonda a acontecer, em 2024, na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, com o título “Resiliência climática em agroflorestas produtivas na Amazônia Brasileira”. Caso seja aprovada, a mesa oportunizará o aprofundamento de reflexões e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de um projeto que visa envolver docentes/pesquisadores da UGA e UFPA, para além de comunidades rurais do Pará.