Evandro Neves ministra seminário para o grupo BNRGI sobre dendê no Pará

Em 18 de fevereiro, Evandro Neves apresentou resultados de seu projeto de tese em um seminário do BNRGI na UGA. Em seu artigo, "Arranjos colaborativos sobre a produção de dendê no estado do Pará, Amazônia Oriental", Evandro foca na forma como os agricultores familiares superam os desafios de integração na cadeia de fornecimento de dendê. Ele analisa arranjos colaborativos na microrregião Tomé-Açu, no norte do Pará.

Tomé-Açu abriga agricultores nikkeis, agricultores Colonos e comunidades tradicionais. Os agricultores nikkeis são descendentes de imigrantes japoneses que chegaram ao Pará na década de 1920. Os agricultores colonos são descendentes de migrantes rurais oriundos das regiões Nordeste e Sul do Brasil que se estabeleceram na região na década de 1960. Evandro analisa como esses grupos colaboram entre si e com atores externos para participar na cadeia de valor de dendê.

Uma das contribuições do artigo é que, na microrregião de Tomé-Açu, os sistemas agroflorestais estão criando oportunidades econômicas, acesso aos mercados e promovendo a inclusão social dos agricultores colonos de forma mais eficaz do que os programas focado na cadeia de produção do dendê operados pelo Estado. Evandro continuará pesquisando sobre dendê na Amazônia brasileira enquanto continua sua pesquisa de doutorado.